segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cigarro envelhece - João Pessoa PB


Um estudo realizado em Londres comparou os efeitos do uso do cigarro em mulheres, comparando a evolução do envelhecimento de irmãs gêmeas e o resultado foi impressionante: O cigarro envelhece. Há uma mudança na pele, nos dentes, cabelos, afetando desde a fertilidade até o coração, pulmões e ossos.
Na foto, a gêmea da direita fumou metade de um maço por dia durante 14 anos, enquanto a outra gêmea nunca fumou. O resultado: pele solta embaixo dos olhos, uma característica típica dos fumantes, pele mais sensível a exposiçao solar, com presença de sinais de envelhecimento precoce.
Fumar priva a pele de oxigênio e nutrientes, alguns fumantes podem apresentar a pele mais pálida, ou com coloração pouco uniforme. A mudanças costumam aparecer na juventude, porém ficam mais evidentes após os 30 anos. Existem mais de 4 mil substâncias químicas no tabaco, e maioria acelera a destruição do colágeno e da elastina, que garantem a sustentação à pele. Fumar ou inalar a fumaça do cigarro irá afetar na regeneração celular, gerando maior flacidez da pele e rugas mais profundas.
O fumo também afeta na perda da elesticidade da pele, incluindo flacidez de interior dos braços e seios. O tabagismo foi identificado como uma das principais causas de seios caídos. O movimento que a boca faz para tragar o cigarro também leva a um aumento das linhas profundas ao redor dos lábios. O tabaco pode manchar a pele e unhas porém tendem a desaparecer quando a pessoa para de fumar.
Surgimento de melasma, manchas de cor mais escura na pele devido a exposição intensa ao sol, principalmente na face e nas mãos, de forma mais intensa em gêmeos que fumam. Na foto, a gêmea da direita passou décadas fumando e se expondo ao sol, enquanto a outra não.
Dentes amarelos são um dos efeitos mais notados do fumo ao longo prazo, mas á outros danos odontológicos: desenvolvimentos de doenças gengivais, mau hálito persistente e outros problemas de higiene bucal. Fumantes estão duas vezes mais propensos a perder os dentes comparando com os não fumantes.
Alguns estudos sugerem que pessoas que fumam têm mais probabilidade de ficar com fios mais finos no cabelo e até careca. Identificaram o tabagismo como um fator de risco significativo para a calvíce masculina. Fumar aumenta a probabilidade de desenvolvimento de catarata e maior risco de desenvolver psoríase.
O calor pela queima do cigarro e o ato de apertar os olhos para manter o fumo longe dos olhos contribui para o surgimento de rugas ao redor dos olhos.
Os produtos químicos do tabaco inalados causam danos internos às estrturas da pele e vasos sanguíneos ao redos dos olhos.Fumar aumenta o risco de desenvolver ossos enfraquecidos, ou osteoporose, aumentando o risco de fraturas ósseas, incluindo as da coluna vertebral. Afeta também o coração, com estreitamento de artérias, aumento da pressão arterial e aumento da coagulação sanguínea, aumentando a chance de um ataque cardíaco. Nos homens, a redução do fluxo sanguíneo pode levar à disfunção erétil.
Mulheres que fumam possuem mais dificuldade para engravidar e dar à luz a um bebê saudável. O cigarro também está associado a problemas de fertilidade. Durante a gravidez, aumenta a chance de ter um aborto espontâneo, parto prematuro ou recém nascido de baixo peso. Fumantes apresentam também menopausa precoce.
Parar de fumar é difícil, mas não impossível. Existem 45 milhões de fumantes nos EUA, mas existem, pelo menos, 48 milhoes de ex fumantes. É importante ter em mente que a maioria das pessoas tem que tentar mais de uma vez, e apenas 4% a 7% conseguem sem ajuda médica. Acredito que depois de conhecer todos esses danos, você possa pensar um pouco antes de tragar o cigarro novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário